segunda-feira, 18 de abril de 2011

A preço de custo

Crase em a preço de custo

A preço de custo tem crase? Não, e por um simples motivo. Preço é um substantivo masculino.  Se alguma variação da frase acima faz sentido gramatical, é AO PREÇO DE CUSTO.  Vale lembrar que a crase é a fusão da preposição "a" com o artigo definido "a".

CORRETO: A PREÇO DE CUSTO

Outras variações sem crase: a preços de atacado, a preço de banana...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Gramática costumava ser um bom anti-vírus

Era garantido. Até algum tempo atrás, e-mails com erros de gramática provavelmente eram vírus, phishing, scam, etc. Dificilmente empresas conceituadas cometeriam erros de gramática, crases equivocadas, colocariam frases mal escritas. Como podemos ver nos exemplos deste blog, essa linha de raciocínio não é mais necessariamente verdadeira. O exemplo abaixo, porém, é de fat de um e-mail falso.

Assunto: Prezado cliente - Windows Live
De: communications_msn_cs_ptbr.windowslive.com@almagrario.com.co
Data: Jan 11 01:27PM -0500

Aviso de Bloqueio de Conta!

Caro usuário,

Identificamos que sua conta está tendo acesso por terceiros e enviando vírus, spam e e-mail maliciosos à outros membros da comunidade Hotmail. Devido tal motivo nós teremos que Inabilitar sua conta

Aprovar: http://groups...

Além dos outros erros, "enviar e-mails maliciosos a outros membros" não tem crase, pois "Outros membros" é masculino. É correto gramaticalmente escrever "... enviando spam aos outros membros da comunidade", mas "nunca à outros membros."

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bife à cebolado ou acebolado?

Bife à cebolado

Essa pérola veio do Kibeloco, um dos meus blogs favoritos de besteirol inteligente. Volta e meia pinta uma crase despirocada por lá.

A Rafaela, leitora do blog, mandou esta outra, lá de Guará-DF:

Bife acebolado

Bife à cebolado? É até pertinente discutir se a forma mais correta de se escrever é bife cebolado ou acebolado. Se anormal é algo que não é normal, não seria acebolado um bife sem cebola? Não existe porém uma maneira/forma/moda “cebolado”. O que existe é um alimento que, em alguma fase de seu preparo, foi temperado/decorado com cebolas, ou seja, foi acebolado… (Extraído de http://www.objetivandodisponibilizar.com.br/?page_id=2907).



RESPOSTA: BIFE ACEBOLADO

sábado, 2 de abril de 2011

Mileva à bordo

Levar a Bordo com crase

Outra indicação de um leitor do blog - obrigado, Zé Carlos. O pessoal do Milevo fez um site ajeitadinho, mas pisaram na bola ao escolher o slogan da empresa. Bem-vindo a bordo não leva crase, como já vimos neste post sobre movido a combustível.  Bordo é um substantivo masculino, e a crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a (a+a=à), não cabendo o acento grave indicativo da crase nessa expressão. 

CORRETO: BEM-VINDO A BORDO, sem crase

Em tempo: o pessoal já consertou o logo. Well done! E pelo jeito, já saiu do beta :-).


Variações corretas:

Todos / Vendas / Experiência / Serviços / Entretenimento / Refeições / Conectividade / Wi-Fi / Conforto / Divertimento / Todos / Bebê a bordo