sábado, 21 de dezembro de 2013

Comer a Vontade

Bom, partamos do princípio que o dono do restaurante ao lado não está se vangloriando de suas conquistas amorosas:  quis dizer 'Coma' e não 'Como', e que vontade não é uma pessoa, como a letra maiúscula denotando um nome próprio dá a entender.

Considerando então que o estabelecimeno queira divulgar um serviço de buffet, o que será correto, 'coma a vontade' sem crase ou 'coma à vontade', com crase?

Existem defensores das duas versões, como pode ser lido neste artigo de Sérgio Nogueira em sua coluna no G1. Nós concordamos com o Sérgio e ficamos com a segunda opção, onde ocorre o acento grave indicativo da crase, para o exemplo acima, assim como nas demais locuções de base feminina.  'Coma a vontade'  dá a entender que você quer muito comer essa tal vontade (agora um desejo, não mais uma pessoa), e não que você pode comer à vontade ou enquanto o seu estômago suportar. 

NOSSO ESCOLHIDO: COMA À VONTADE, COM CRASE

Variações:

  • Fique à vontade
  • Comida à vontade
  • Estar à vontade
  • Ficar à vontade

9 comentários:

  1. quando a palavra as seguir for verbo,masculina ou repetida (ex:gata a gota)não vai crase e quando a palavra a seguir for feminina ou possessiva vai crase...

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o correto seria dizer se a palavra tem acento grave ou não. Crase é o nome do encontro de um artigo com uma preposição, então quando ocorre a crase, a palavra recebe um acento grave para marcar a fusão do artigo à preposição.

    ResponderExcluir
  3. E quanto à palavra "kilo"? Escreve-se "quilo".

    ResponderExcluir
  4. E quanto à palavra "kilo"? Escreve-se "quilo".

    ResponderExcluir
  5. Acho que o dono do restaurante, na verdade, quis fazer uma brincadeira dizendo que a refeição é do jeito da sua vontade (como a vontade) e não que ele come à vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, como vontade está escrito em maiúscula, Vontade pode ser a prima dele. Do jeito da sua prima Vontade...

      Excluir
  6. coma à vontade, pois em locuções adverbiais tais como locuções preposicionais há crase

    ResponderExcluir
  7. coma à vontade, pois em locuções adverbiais tais como locuções preposicionais há crase

    ResponderExcluir