sábado, 21 de dezembro de 2013

Pão quente a toda hora

Pão Quente a toda a hora sem crase
Pão quente a toda hora com crase, como na foto ao lado, é um erro visto com frequência  pelas ruas. Como na maioria dos casos explorados neste site, se você tiver dúvida se coloca ou não o acento grave na letra 'A', troque a palavra feminina por uma masculina e veja se o suposto 'à' transforma-se em 'ao'.

Troquemos então hora por minuto. 'Pão quente à toda hora' transforma-se em 'Pão Quente ao todo minuto'? Acho que não, concordam? Assim, sem medo de errar, o certo é não utilizar a crase nessa frase.

CORRETO: PÃO QUENTE A TODA (a) HORA, sem crase.

7 comentários:

  1. Qual seria o correto de se escrever ? Entregamos pães em toda a região. Ou entregamos pães em toda região.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, entregamos pão em toda a região significa que dentro dos limites de uma região específica, você realiza o serviço na integridade dessa região. Já "entregamos pão em toda região" significa que de todas as regiões existentes no mundo, vocês entregam.

    ResponderExcluir
  3. Entregamos pães toda hora estaria errado?
    Grato

    ResponderExcluir
  4. O termo gerador de dúvida na questão é justamente a presença de um termo em que a crase é proibida (diante de pronome indefinido toda), acompanhado de um termo em que a crase é obrigatória (na designação de horas). Se analisarmos com maior atenção as regras, veremos trata-se, no entanto, de uma pegadinha. O termo hora na expressão pão a toda hora, não está designando horas, assim como quem responde a pergunta, que horas são? com a resposta, a toda hora, também não está. Esse termo é, na verdade, uma locução adverbial referente a um termo oculto na frase, no caso o verbo temos, em temos pão a toda hora ou temos, a toda hora, pão. As locuções adverbiais só são acompanhadas de crase com substantivo feminino e no plural, que não é o caso aqui. E ainda, a presença do pronome indefinido (toda) também rejeitaria a crase, dada a norma gramatical.

    ResponderExcluir