quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Desconto à clientes

Não bastasse pagar R$ 58,00 para estacionar o carro das 15:30 às (com crase!) 23:30, ainda sou obrigada a ler "desconto a clientes" escrito com crase e me comprometer a mudar meu seguro para Porto Seguro na próxima renovação. Veja regras de uso da crase neste outro post para mais detalhes. Simplificando, se estivéssemos nos referindo a um grupo específico de clientes do sexo feminino, deveríamos escrever "Desconto às clientes". Se o grupo de clientes específico fosse de sexo indefinido (esse início de frase soou meio estranho), escreveríamos "Desconto aos clientes da Universidade Mauá", por exemplo. Por essa lógica, está correto escrever "Desconto aos clientes Porto Seguro". Mas se não nos referimos a um conjunto específico de clientes, o correto é Desconto a clientes, sem crase.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Facebook anexa crases à Publicações



Facebook crase


Ao adicionarmos uma foto no Facebook, aparece a frase "Agora você pode anexar diversas fotos à uma publicação". A crase em "à uma publicação" não se aplica neste caso. Não há crase antes do artigo indefinido “uma”. Caso a frase fosse "agora você pode anexar diversas fotos à publicação", a crase estaria correta. Até tu, Facebook?

Vale apontar que o título deste post está errado. Do ponto de vista da crase, o correto é "Anexar crases a publicações", visto que não estamos nos referindo a alguma publicação específica. Por outro lado, estaria correto incluir a crase em "anexar fotos às publicações mais novas".

Correto: Anexar fotos a uma publicação, sem crase!