segunda-feira, 15 de abril de 2013

Exercício de crase

Exercício 1)

Tente acertar neste exercício de crase qual das 3 opções está correta. Acento grave que indica a crase, acento agudo, ou sem acento? Curiosamente, essas  3 placas foram instaladas na mesma obra do novo metrô na Avenida Santo Amaro, zona sul de São Paulo, a menos de 50 metros de distância uma da outra. Será que a pessoa responsável pelo conteúdo resolveu cobrir todas as possibilidades e acertar ao menos uma delas? Nessa caso, faltou a versão também frequentemente encontrada  "há 50 metros" :-).

A resposta a este exercício de crase encontra-se no post do blog "crase em a 500 metros". Mas se você reparar bem, vai encontrar a resposta no texto acima...

Exercício 2)

Mais uma de placas de trânsito... 'Segunda à sexta' ou 'segunda a sexta', sem acento grave (crase)? A resposta a este exercício encontra-se no post "de segunda a sexta tem crase?". 

sábado, 13 de abril de 2013

Sujeito a Isenções



Ao instalar o Software Winzip, da empresa Corel, somos brindados com mais uma pérola gramatical. O software está sujeito à isenções de garantia, com crase. Como já foi abordado em outro post, onde uma revista alertava para preços sujeitos a alterações, com crase, não há crase em sujeito a isenções. Se lermos o resto do texto da caixa de diálogos acima, percebemos outros erros e frases sem sentido. Acho que eles queriam tanto aparecer neste blog que resolveram incluir um a com crase totalmente fora de contexto - "... está sujeita à completa ao Acordo de Licença ..."

CORRETO: sujeito a isenções, sem crase