segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Candidato a Deputado


Candidato a deputado, candidato à persidência, candidato à vaga. Onde e porquê usar a crase? 

O Terra é sempre generoso em suas colaborações ao blog. Nesta reportagem sobre a provável candidatura de uma  ex-BBB à câmara dos deputados, colocaram corretamente o título candidata a deputada, sem crase, mas resolveram arriscar no título da imagem, escrevendo candidata à deputada, com crase.

Vamos usar nosso truque para validar crases, trocando o substantivo feminino pelo masculino. Se o A "transformar-se" em AO, então está correta a ocorrência da crase na versão feminina:

  • Correto: ser candidato a deputado, candidatos a deputado, sem crase
  • Incorreto: ser candidato ao deputado
Logo, Ser candidata a deputada é o correto, sem crase, assim como ser candidado a deputado, também sem crase.

Nota: o mesmo vale para candiadato a vereador, candidato a vereadora, candidato a presidente, candidato a síndico - todos sem crase!

Por outro lado, em candidato à presidência ocorre o acento grave indicativo da crase, uma vez que estamos nos referindo a alguma presidência. Lula se candidatou a alguma coisa. A quê? A + a presidência do Brasil, ou seja à presidência (do Brasil).

Para candidatos à vaga de síndico, assim como em presidência, devemos usar o acento grave indicativo da crase, uma vez que quem se candidata, se candidata a alguma coisa (artigo a + preposição a).  Se trocarmos vaga por pleito, substantivo masculino, teremos candidato ao (a + o) pleito.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Conectado à uma maçã

crase errada no iphone
O pessoal da Apple deu uma escorregada na crase do IOS versão 6. "O iPhone está conectado a uma fonte de alimentação", sem crase, e não à uma fonte de alimentação, como é exibido na tela do celular. Não há crase antes do artigo indefinido “uma”.

Por outro lado, está correta a crase ao final da frase, "conectado à rede Wi-Fi. ". E, como vimos acima, se incluíssemos o artigo indefinido "uma" à frase, o resultado seria "conectado a uma rede Wi-Fi", sem a crase.

Para acessar essa tela, ente em Ajustes -> iCloud -> Armazenamento e Backup.

CORRETO: Conectado a uma fonte de alimentação, sem crase!

Nota: na versão 7.02, a famigerada crase continua lá!