quarta-feira, 21 de junho de 2017

Dar às caras



A crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a/as. Para haver crase, é necessário que a frase tenha tanto a preposição quanto o artigo. No contexto do título da matéria, quem  dá, dá alguma coisa, e não a alguma coisa. Assim, Bibi perigosa deveria dar as caras, sem acento grave indicador da crase, e não às caras, como aparece na matéria.

Para tirar a prova, troque a palavra feminina "caras" por uma masculina, como "sinal". Bibi dá o sinal da cruz ou dá ao sinal da cruz? É claro que dá o sinal da cruz. Dessa forma, ela também deu as caras, sem o acento grave indicador da crase.

Há uma situação onde dar as caras  é seguido de preposição. Se a Bibi fosse uma moça no mínimo desprovida de senso de perigo, ela poderia ter dado aos caras em incêndio criminoso. Mas aqui também não teríamos a crase, pois o artigo utilizado seria o masculino.

Na maioria das vezes, porém, dá-se alguma coisa a alguém. Assim, Bibi poderia dar a bolsa às amigas. A crase, no caso, seria aplicada a quem receberia o objeto (as amigas), e não ao objeto (a bolsa).

Correto: Dar as caras, sem crase


Nenhum comentário:

Postar um comentário