domingo, 28 de março de 2010

Acima ou à cima?

Crase em acima

Acima ou À cima?  

No dia 12/03/2010, em um grande atacadista de São Paulo, inventaram uma forma ainda mais criativa para utilizar uma crase. "Quebraram" a palavra acima em 2 e tascaram um acento grave indicativo da crase no A.

Não sei nem por onde começar a explicar o porquê da não utilização da crase. O mais fácil provavelmente é abrir um dicionário e verificar a o significado da palavra "acima": adv. Situado na parte superior de; em local mais elevado: morava no apartamento acima.



9 comentários:

  1. Que absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ACIMA OU A CIMA?
    Acima significa em lugar mais elevado, superior.

    Veja se o seu nome não está mais acima na lista.


    A cima significa para cima.

    Ela mediu-me de baixo a cima.

    ResponderExcluir
  3. JÁ VI FAZEREM ISSO NO FACE. E OLHA QUE ESSA PESSOA ADORA CORRIGIR ERROS ORTOGRÁFICOS DOS OUTROS.
    kkkkk Pra vc vê..

    ResponderExcluir
  4. Não é nada "impressionante" e nem "absurdo" no meu ponto de vista. Um erro que facilmente pode acontecer, afinal, não são todas as pessoas que lidam com o português diariamente. Está certo que o erro aconteceu e sendo algo público, deveriam ter tomado certo cuidado, mas pq vc não se refere apenas ao erro, esclarecendo e nos informando de forma humilde e sutil sem essa necessidade ridícula de colocar como algo "tão espantoso" como se vc não cometesse nenhum erro ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação, Juliana. Na verdade, tenho procurado levar os posts mais recentes para um lado informativo ou, quando dá, com uma pitada de humor. Aos poucos, vou editando os posts antigos. Esse é de 2010, ainda não havia chegado nele :-).

      Excluir
    2. Por esse motivo mesmo! Se é público pelo menos as pessoas deveriam conhecer o dicionário ou tr um pouco de intimidade com acentuação.
      Você não pode sair por ai escrevendo como se fala.

      Excluir
  5. eu acho que ela usou pq por ter duvida sobre qual ''porque'' usar rsss eu tb era assim. Acho que no seu caso seria '' Mas, porque não se referir apenas ao erro''

    ResponderExcluir
  6. Português é regra que não podemos mudar... é oficial.

    ResponderExcluir