sábado, 17 de setembro de 2016

Alergia a camarão


Alergia a camarão com crase

O pessoal do Kibleloco, nosso blog favorito de humor, deu uma escorregada na aplicação do acento grave indicador da crase. A crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a / as. Assim, a expressão deve ter preposição e artigo feminino. 

Quem é alérgico tem alergia a alguma coisa. Assim, metade da equação está correta, já que a preposição a está lá. 

O problema está na segunda parte, o artigo feminino. Para início de conversa, camarão é um substantivo masculino. Se fossemos usar algum artigo, seria o masculino, e a paciente seria alérgica ao (preposição a + artigo masculino o) camarão. 

Soa melhor (apesar de igualmente indigesto) a alergia a camarão do que a alergia ao camarão, uma vez que não estamos nos referindo a um camarão específico, conhecido ou mencionado anteriormente no texto. 

Mas não se restrinja a camarão! Seguindo a mesma lógica, também não se aplica o acento grave indicador da crase em alergia a outros crustáceos, medicamentos, látex, a animais, cães, gatos, mofo, alimentos, pólen, nozes, sabão em pó, café, aspirina, penincilina, ovo, fralda, esmalte e até água.

Correto: alergia a camarão, sem crase

Curiosidade Gramatical

Dada a versatilidade da nossa amada língua portuguesa, dá para enfiar uma crase no camarão ou, mais especificamente, na Camarão. Sigam o nosso raciocínio (ou, como diria o saudoso Goulart de Andrade, "vem comigo!"):

Camarão é uma mulher que conhecemos, a Joana Camarão, carinhosamente chamada de Camarão pelos amigos. E Pedro é alérgico a ela (ok, excesso de criatividade, mas estou tentando salvar o Kibe). A que Pedro é alérgico? Ele é alérgico a (preposição) + a (artigo feminino) Joana, ou seja, alérgico à Camarão. Bingo!

Se relacionarmos uma lista de ingredientes antes da menção à alergia, salvamos a crase em palavras femininas, apesar do camarão não escapar do artigo masculino. Exemplo: 

Maria é alérgica a moqueca.  Os ingredientes da moqueca são camarão, peixe, limão, tomates, azeite de oliva e dendê, cebola, alho, leite de coco, salsinha, coentro, sal e pimenta. A quais desses ingredientes será que Maria é alérgica? Maria é alérgica à pimenta e ao camarão! 


2 comentários:

  1. Tudo bem que aqui falamos sobre crase, mas a grafia correta das palavras deveria ser uma preocupação sempre. Então, fica o alerta: coco não tem acento, ok?

    ResponderExcluir
  2. Muito bem visto. Os ingredientes tinham sido copiados de uma receita na internet (ctrl-C e ctrl-V), e o côco passou batido. Obrigada pelo toque!

    ResponderExcluir