quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Entregas à domicílio by Google Maps

É comum lermos "entrega a domicílio" e "entrega em domicílio".  Existe um certo debate sobre qual versão é a correta, como pode ser lido neste ótimo post do Recanto das Letras. Diz a lenda e a gramática tradicional que entrega em domicílio é a forma correta. Seja como for, "entrega à domicílio" com crase, conforme a imagem abaixo, está incorreto, sequer sendo mencionado no post. 


Este é o primeiro post vindo do Google Street View, enviado pelo Rodrigo (obrigado!). Vou prestar mais atenção no Street View. Certamente encontrarei farto material para o blog :-). 

7 comentários:

  1. Acabei de fazer um adesivo com uma queima de estoque para minha loja. No adesivo, consta: À partir de R$ 20,00.
    Que eu saiba não se coloca crase antes de verbo.
    Na dúvida pesquisei e fiquei ainda mais em dúvida, liguei na gráfica e confirmaram que tinha crase. Pronto estou mais em dúvida ainda. Mas continuo achando que não tem.
    E aí tem ou não??
    Obrigada,
    Renata/MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se usa crase antes de verbo.

      Excluir
  2. Não tem crase não, Renata. Veja o post http://naotemcrase.blogspot.com/2010/08/servico-da-prefeitura.html, que mostra inclusive um exemplo de um adesivo com esse erro.

    ResponderExcluir
  3. Vamos combinar, o povo usa crase como enfeite, como sinal de "cultura" - o que não é verdade. Ela tem regrinhas simples, mas tudo bem que nem todo mundo as conheça. Agora, quem faz estampas, adesivos, embalagens, etc. tem essa obrigação. Só que eu, nesse caso, prefiro ainda pecar pela falta que pelo excesso. Até porque a grande maioria dos "as" da nossa língua não tem crase!

    Um abraço e parabéns pelo blog, muito legal!

    ResponderExcluir
  4. Esse Blog é maravilhoso...
    Fico feliz que algumas, mesmo que sejem poucas pessoas, se interessem em salvar a Língua Portuguesa, que por sinal, é umas das mais difíceis de se aprender...
    Abraços
    Att. Elaine Silva

    ResponderExcluir
  5. Hehe... já não bastasse estar errado a domicílio, ainda craseia o a...

    ResponderExcluir