domingo, 11 de junho de 2017

A toda a equipe


grato à toda equipe com crase?

O treinador Spallretti ficou, segundo a matéria acima,  grato à toda a equipe romana, e nós ficaríamos gratos se o texto não tivesse o acento grave indicador da crase. O técnico pode ser grato à equipe, ao time, à torcida, aos dirigentes, à sua mulher, à mulher do dono do time, às suas filhas, às amigas da filha, às sobrinhas do dono do time, à chinchila de estimação da mulher do dono do time ou a quem quer que seja, mas nunca à toda a equipe, com crase.

A crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a/as. Para podermos usar a crase aqui, teria de fazer sentido ser grato a (pronome) a (artigo)  toda a equipe. Pronomes indefinidos como "toda" eliminam a possibilidade / necessidade de utilizarmos o artigo, já ocupam o seu papel.

Para tirar a prova, troque equipe (feminino) por time (masculino). O técnico ficou grato ao todo o time ou a todo o time? A todo o time, certo? Assim como não há artigo masculino junto à preposição a em "a todo o time", não há artigo feminino nem crase em "a toda a equipe".

Correto:a toda a equipe, sem crase


Um comentário:

  1. Também está errado "... e o "time invisível" ?

    Acho que o correto seria:

    - Sou grato a toda equipe técnica, aos jogadores e AO "time invisível", ...


    Ja li em alguns sites a informação de que não ocorre crase antes de pronomes indefinidos.
    Mas não há exceções?

    ResponderExcluir