domingo, 11 de junho de 2017

A toda a equipe


grato à toda equipe com crase?

O treinador Spallretti ficou, segundo a matéria acima,  grato à toda a equipe romana, e nós ficaríamos gratos se o texto não tivesse o acento grave indicador da crase. O técnico pode ser grato à equipe, ao time, à torcida, aos dirigentes, à sua mulher, à mulher do dono do time, às suas filhas, às amigas da filha, às sobrinhas do dono do time, à chinchila de estimação da mulher do dono do time ou a quem quer que seja, mas nunca à toda a equipe, com crase.

A crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a/as. Para podermos usar a crase aqui, teria de fazer sentido ser grato a (pronome) a (artigo)  toda a equipe. Pronomes indefinidos como "toda" eliminam a possibilidade / necessidade de utilizarmos o artigo, já ocupam o seu papel.

Para tirar a prova, troque equipe (feminino) por time (masculino). O técnico ficou grato ao todo o time ou a todo o time? A todo o time, certo? Assim como não há artigo masculino junto à preposição a em "a todo o time", não há artigo feminino nem crase em "a toda a equipe".

Correto:a toda a equipe, sem crase


8 comentários:

  1. Também está errado "... e o "time invisível" ?

    Acho que o correto seria:

    - Sou grato a toda equipe técnica, aos jogadores e AO "time invisível", ...


    Ja li em alguns sites a informação de que não ocorre crase antes de pronomes indefinidos.
    Mas não há exceções?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, estava com essa dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou com dúvida nessa frase.
    Acesso somente a equipe vai crase ou não?

    ResponderExcluir