segunda-feira, 15 de abril de 2013

Exercício de crase

Exercício 1)

Tente acertar neste exercício de crase qual das 3 opções está correta. Acento grave que indica a crase, acento agudo, ou sem acento? Curiosamente, essas  3 placas foram instaladas na mesma obra do novo metrô na Avenida Santo Amaro, zona sul de São Paulo, a menos de 50 metros de distância uma da outra. Será que a pessoa responsável pelo conteúdo resolveu cobrir todas as possibilidades e acertar ao menos uma delas? Nessa caso, faltou a versão também frequentemente encontrada  "há 50 metros" :-).

A resposta a este exercício de crase encontra-se no post do blog "crase em a 500 metros". Mas se você reparar bem, vai encontrar a resposta no texto acima...

Exercício 2)

Mais uma de placas de trânsito... 'Segunda à sexta' ou 'segunda a sexta', sem acento grave (crase)? A resposta a este exercício encontra-se no post "de segunda a sexta tem crase?". 

7 comentários:

  1. "Agregando à coleção um novo conceito"
    O uso da crase está correto?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Converta coleção em uma palavra masculina e veja o que acontece: agregando ao inventário um novo item. Veja as regras de utilização neste blog para entender melhor este truque para verificar a utilização ou não da crase.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! Descobri o site agora e vou seguir lendo as dicas.

    ResponderExcluir
  4. Gente me ajudem.
    O que justifica o emprego do sinal indicador de crase na ultima placa?

    ResponderExcluir