quinta-feira, 11 de maio de 2017

Curva a direita



Curva a direita, sem acento grave indicador da crase, só se esse fosse o nome da curva, como a tristemente famosa  "curva Tamburello". Em locuções adverbiais femininas, como à esquerda, à mão, à beça, ás escuras, utiliza-se a crase.

Vale lembrar que a crase é a junção da preposição a com o artigo feminino a. É preciso que, na frase, faça sentido utilizar-se os dois, preposição e artigo, para que esta possa ser aplicada. Assim, um teste rápido para testarmos se a crase pode ser utilizada, é trocarmos a palavra feminina que sucede o artigo a por uma masculina. Se o artigo o fizer sentido, formando a palavra ao, também faz sentido utilizarmos a crase (a+a) no feminino. Por exemplo, e por mais improvável que seja, e se a curva fosse no meio? Você escreveria "curva a meio" ou "curva ao (a+o) meio"? A segunda parece correta, certo?


Correto: curva à direita


Variações corretas: saída / guinada / giro/ rumo / alinhar texto / vire à direita

Um comentário:

  1. Inspections, proprietary Freediving Wetsuits For Women processes, and expert 3D printing operators lead to exceptional products. Nearly all 3D printers bought at present can print at a resolution of 200 microns—which ought to produce decent-quality prints—or higher. Many can print at 100 microns, which generally delivers engaging objects. A few can print at larger resolutions still, as fine as 20 microns, but you may have|you may have|you would possibly have} to go beyond the preset resolutions and into customized settings to allow them.

    ResponderExcluir