segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

16 à 22 motivos para não contratar a Net

Crase em "Condições válidas para 16 à 22 adesões"? É difícil imaginar como o publicitário que desenvolveu esse prospecto não tenha no mínimo tido a curiosidade de pesquisar na internet se a frase estava correta ou não.
Condições válidas para 16 a 22 novas adesões

Sigamos nossa regra de trocar o substantivo feminino pelo masculino. Trocamos o substantivo feminino adesão (a adesão) pelo substantivo masculino registro (o registro). Como não faz o menor sentido Válido para 16 ao 22 novos registros, também não existe Válido para 16 à 22 novas adesões, visto que a crase (À) é o equivalente a A+A.

Esse prospecto da Net com promoções de adesão para moradores de meu prédio apareceu em minha caixa de correio esta manhã. "Válido para 16 a 22 adesões" parece bem melhor, não?

6 comentários:

  1. Não seria melhor enviar um e mail direto para a NET e prestar uma boa ação? ou você é perfeito e atira pedra em todos? porque não alivia um pouco essa frustração de não PODER ter a NET colaborando com eles? será que sua indignação é por encontrar algo que seu ínfimo conhecimento em nosso idioma sabe que é um erro? relaxa amigo, o que escreveu é digno de 98% da população, que olha para o rabo dos outros e esconde o seu... Boa Sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então 98% da população deve voltar aos bancos da escola, pois a cada dia escreve mais e mais errado. O cara aí de cima deve ser da NET por ter se "inflamado" pela correção, ou seria o publicitário? Ainda bem que o editor deste blog faz parte dos outros 2%, uma vez que estou cansado de ler tanta "burrice" em outdoors, flyers, folders, faixas e nem vou comentar nas redes sociais, pois além da maioria dos usuários não saberem utilizá-las, escrevem muito mal (parecem até analfabetos). Parabéns ao editor do blog.

      Excluir
  2. Nossa, que desnecessário! Não entendo o comentário já que o blog presta um serviço a população e retira exemplos de USO EM SITUAÇÃO COTIDIANA. Acho que se ele mandasse um email pra NET nem seria respondido nem teriam o trabalho de consertar o erro. No entanto creio que postando aqui, 100% da população tem chance de aprender, se deixar de fora o orgulho e a ignorância.

    ResponderExcluir
  3. Caso a frase seja: "20 a 30 de dezembro" (sem o "de"), é com ou sem crase?

    ResponderExcluir
  4. "16 à 22 motivos" está correto?

    ResponderExcluir