Colocar um acento grave indicador da crase em temperatura de -20ºC à -6ºC é um erro comum de se ver, Até o pessoal do TANJAL escorregou nessa. A palavra grau é um substantivo masculino, "o grau". Assim, no pior dos casos, podemos considerar correto "temperatura dos -20 aos -6 graus celsius", mas jamais "de -20 à -6 graus", com crase. Já soa estranho que o produto seja comercializado com uma determinada temperatura, mas não vamos entrar nesse mérito. Vamos restringir nossa análise à aplicação indevida do acento grave indicador da crase.
Correto: armazenado e comercializado com temperatura de -20ºC a -6ºC
Muito bom, mas em 1948, Centígrado foi oficialmente modificado para Celsius durante a 9ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CR 64), tanto em reconhecimento a Celsius - seu inventor - como para eliminar a confusão causada pelo conflito de uso do prefixos centi do SI. Portanto, não é conveniente dizer "grau centígrado", mas sim, "grau Celsius". Confira: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_Celsius.
ResponderExcluirEu não sou tão velho mas volta e meia solto um centígrados. Anotado e corrigido, obrigado!
ResponderExcluirNão é necessário ser velho para saber um pouco do passado, basta ler!
ResponderExcluirhttp://www.linguabrasil.com.br/nao-tropece-detail.php?id=48
ResponderExcluirGosto de pika
ResponderExcluirEu queria saber se há crase quando o grau está se referindo à distância e não à temperatura. Por exemplo: Netuno está a 28° graus do signo de peixes. Nesse caso há crase ou não?
ResponderExcluir